Dicas


Orientações úteis para o consumidor


Para melhor conservação das roupas, apresentaremos algumas sugestões para melhorar a conservação e evitar futuras reclamações, a saber:

-Nunca guarde uma roupa manchada. O calor natural do armário e a exposição à luz e à atmosfera podem contribuir para fixar a mancha. As roupas manchadas precisam ser lavadas o quanto antes.

-Nunca passe a ferro roupas manchadas ou sujas. O calor fixará as manchas e fará a sujeira penetrar com maior profundidade no tecido.

- Para saber se a cor de um tecido é sólida, umedeça um cotonete e passe-o numa área mais escondida da roupa (costura interna, por exemplo). Se houver transferência da cor para o cotonete, o tingimento não é sólido.

-Não remova a etiqueta de composição do tecido e a etiqueta de conservação da roupa. Essas instruções são importantes para a lavanderia.

-Retire a embalagem de plástico da roupa antes de guardá-la. As roupas precisam respirar.

-Não tente resolver seus problemas de manchas e outras sujidades sozinho. Confie essa tarefa a uma lavanderia profissional.

Mancha de transpiração


A transpiração provoca manchas difíceis, particularmente nas roupas de seda e de lã, provocando algumas vezes deterioração da fibra.

A repetida exposição à transpiração e à oleosidade do corpo também pode produzir uma descoloração amarela permanente e um odor desagradável. Além disso, a transpiração reage com o corante ou com o amido do tecido, tornando ainda mais difícil remover a mancha. Pessoas que transpiram muito devem mandar lavar suas roupas com maior freqüência, evitando que as substâncias corporais sejam fixadas.

Manchas invisíveis


O que são manchas invisíveis?

Existem tipos de manchas causadas por alimentos, substâncias oleosas ou bebidas podem se tornar invisíveis quando secas. Acontece que, mais tarde, seja pela exposição ao calor ou pelo decorrer do tempo, manchas amarelas ou marrons podem aparecer devido a oxidação do açúcar contido na substância que provocou a mancha. É o mesmo processo que faz com que uma maçã descascada se torne escura quando exposta ao ar.

No momento em que uma substância oleosa é exposta ao calor ou está em uma roupa há muito tempo, ela também se oxida. Distingue-se esse tipo de mancha pela forma irregular com que o óleo caminha pelas fibras do tecido. As substâncias oleosas são removidas com êxito na limpeza, a menos que se oxidem. Uma vez que as manchas oleosas se tornem amarelas ou marrons elas são quase irremovíveis.

Vantagens da terceirização


Terceirização é a denominação dada a um processo utilizado ultimamente, por meio de estratégias organizacionais criteriosas, que busca através do repasse das atividades-meio para terceiros, a concentração ao desenvolvimento de suas atividades-fim. Destacamos as principais vantagens da terceirização:

• Estrutura administrativa simplificada;
• Mais participação dos dirigentes nas atividades-fim da empresa;
• Concentração dos talentos no negócio principal da empresa;
• Redução do custo de estoques;
• Maior facilidade na gestão do pessoal e das tarefas;
• Controle da atividade terceirizada por conta da própria empresa contratada;
• Menores despesas com aquisição e manutenção de máquinas, aparelhos e uniformes fornecidos pela empresa contratada;
• Ampliação de mercado para pequenas empresas que terão oportunidade de oferecer seus serviços de terceirização.

Danos em peças


Toda empresa que presta serviços de lavanderia tem a obrigação, garantida por lei, de ressarcir o cliente pelos defeitos provenientes de má conduta na prestação de serviço. Ao causar um dano no produto, o consumidor tem como aliado a “Lei de Defesa do Consumidor” e diversos Procon preparados para agir.

No entanto, a empresa deve estar revenida, pois a mesma lei garante ao prestador de serviço o não ressarcimento se conseguir provar que o defeito não foi causado pela mesma. Por esse motivo, é aconselhável que toda lavanderia tenha um formulário assinado pelo consumidor, atestando os defeitos existentes nas peças antes de realizar o serviço.

É importante que esse formulário seja preenchido no ato de recebimento do material, contendo a descrição de todos os defeitos já contidos neste. Esse pequeno formulário servirá como prova referente aos danos pelos quais a empresa não deve responder, comprovando que o consumidor já está ciente quanto à existência dos problemas que as peças apresentam. Isso tudo diante do cliente.

Então, siga algumas dicas, pois o recebedor dos materiais deve ser cuidadoso, hábil e observador para diagnosticar os defeitos das peças. Não deve prometer serviços que não pode cumprir, como retirar manchas e sujeiras impregnadas por muito tempo. Deve existir o cuidado ao lavar as peças de seda, linho e roupas íntimas manualmente e, se necessário for, recuse serviços. Ao passar, preste atenção em toda a peça, verificando se ainda permanece alguma sujeira, e também verificar os tecidos e partes que não devem ser passadas.

Mas, ao cometer os erros, o melhor a fazer é assumir a responsabilidade. Adiar a decisão, tentar recorrer, pode comprometer e desgastar a relação entre a empresa e o cliente. É melhor perder um ou outro lucro, que perder um ou mais clientes. A média de danificações em lavanderias gira em 3% do total de peças.

Segundo a Defesa do Consumidor, a empresa tem o prazo máximo de 30 dias para sanar os problemas. Se dentro desse prazo não for tomada nenhuma atitude, o cliente pode pedir a substituição do produto por outro de mesma espécie, em perfeitas condições de uso. Ou então, a restituição do valor pago, monetariamente atualizado, sem prejuízo para si. Ou ainda, o abatimento do preço pago pelo serviço.

Caso o cliente peça restituição do produto por outra da mesma espécie, a empresa pode até substituir por outro de espécie, marca ou modelos diversos, desde que faça a complementação da diferença de preço.

Para evitar complicações, a empresa deve sempre estar preocupada em especializar seus funcionários. Não adianta a empresa tentar economizar comprando produtos com qualidade inferior. Essa economia pode acabar dando mais prejuízo, danificando as peças.

Não lave ou seque artigos de tecidos mistos de algodão/poliéster e algodão/viscose com artigos de tecido 100% algodão. O atrito entre eles, que acontece no interior da lavadora e da secadora, provoca a formação de bolinhas (pilling).

Como retirar manchas de tecidos?


Manchas líquidas em geral:

1. Para mancha aquosa use uma solução fraca de amoníaco e água ou detergente e água. Remova-a completamente com um pano úmido e limpo e passe depois um pouco de água e seque com um pano limpo e seco.

2. Para manchas oleosas use detergente concentrado de cozinha. Espere alguns minutos. Com um pano retire o excesso. Passe um pouco de água e seque com um pano limpo e seco.
Conheça alguns produtos indicados para manchas específicas:

3. Acetona: para retirar manchas de esmalte (não pode ser usada em plásticos).

4. Água oxigenada: para retirar manchas de sangue. Use a de 20 volumes e para uma parte de água oxigenada, coloque nove partes de água para aplicar na mancha antes de lavá-la.

5. Álcool: para retirar manchas de tinta de caneta esferográfica e de grama.

6. Vinagre branco: para remover manchas de suor e manchas causadas por xixi de animais de estimação, além de ajudar a combater os fortes odores. Para retirar as marcas de transpiração deixe a roupa de molho em água morna com vinagre branco.

Atenção:

1. Antes de tentar remover a mancha, faça um teste em uma área pouco visível para ver como o tecido reagirá: se ele não manchará, desbotará etc.

2. Não deixe de remover completamente o produto de limpeza.

3. A rapidez é fundamental para o sucesso na retirada de manchas.

 
Serviços